Mussato Consultoria Rural

Vacaria, 13 de Dezembro de 2018 - 06:49 - Quinta-Feira

Mussato Consultoria

Erradicação da praga da maçã após 23 anos limita entrada estrangeira e beneficia produtores de SC e RS!
07/05/2014

Produtores de maçã do Sul do Brasil comemoram o fim de um pesadelo que os atormentava há mais de duas décadas. Após 23 longos anos, o governo federal finalmente confirmou a erradicação da Cydia Pomonella, praga mais temida no planeta nas culturas de maçã, pêra e frutas de caroço como ameixa e pêssego.

Só nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que respondem juntos por 95% da produção nacional de maçã, atualmente na casa de um milhão de toneladas por ano, foram derrubadas mais de 100 mil plantas hospedeiras, instaladas 10 mil armadilhas e capturados 20 mil exemplares da praga, o último em novembro de 2011, em Lages.

A partir de agora, as maçãs de outros países, especialmente Argentina e Chile, que enviam mais de 200 mil toneladas por ano ao Brasil, também precisarão comprovar a erradicação da praga para continuar vendendo suas frutas no mercado brasileiro. A fiscalização será feita nas barreiras sanitárias numa parceria entre o Ministério da Agricultura e os governos estaduais. Restrição à maçã estrangeira aumentará os lucros do produtor brasileiro.

Voltar
Mussato Consultoria

Mussatto Consultoria Rural
Rua Júlio de Castilhos, 684 - Sala Comercial - Centro - CEP 95200-000 - Vacaria/RS - Fone/Fax: (54) 3231.6171

Desenvolvido por Six Interfaces