Mussato Consultoria Rural

Vacaria, 13 de Dezembro de 2018 - 07:00 - Quinta-Feira

Mussato Consultoria

Prestes a ser anunciada a erradicação de praga danosa à maçã!
05/05/2014

O Ministério da Agricultura deverá anunciar esse mês a erradicação no país da mais danosa praga dos pomares de maçã, a Cydia pomonella. A lagarta que se alimenta da polpa das frutas não é detectada há dois anos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que representam 95% da produção nacional de maçã. Pela convenção internacional, esse é o período mínimo para decretar as áreas produtivas livres da doença.

\\\"É um feito histórico. Trata-se da do primeiro inseto-praga a ser erradicado no Brasil\\\", afirma Adalécio Kovaleski, coordenador-técnico do Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella da estação experimental da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria.

Com investimentos de R$ 10 milhões da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e do Ministério da Agricultura, a unidade da Embrapa de Vacaria deu início à implantação de painéis \\\\\\\"atrai e mata\\\\\\\", posicionados ao redor das árvores. Eles são embebidos em cola e inseticida e contêm feronômios para atrair o inseto. Entre 1997 e 1998 foram capturados 22,5 mil exemplares de insetos.

A traça da maçã, como é popularmente conhecida a Cydia pomonella é um problema considerado sério nos EUA, Canadá e na Argentina, onde a cultura é desenvolvida há um século. Estima-se que entre 3% e 4% da produção mundial seja afetada atualmente pela doença.

Fonte: CenárioMT
http://bit.ly/1neppDz

Voltar
Mussato Consultoria

Mussatto Consultoria Rural
Rua Júlio de Castilhos, 684 - Sala Comercial - Centro - CEP 95200-000 - Vacaria/RS - Fone/Fax: (54) 3231.6171

Desenvolvido por Six Interfaces